om aumento no número de casos e na taxa de mortes pela covid-19, países da Europa adotaram novas medidas de combate à pandemia, como restrições e incentivos à vacinação de pessoas. Mesmo com o novo cenário, 40 países do continente ainda aceitam a entrada de viajantes partindo do Brasil. Destes, 28 estão abertos a brasileiros sem restrições, como isolamento ou testes para a covid-19, desde que eles estejam totalmente vacinados. Ou seja, é necessário ter completado o 1º ciclo de vacinação.
Para comprovar a imunização, é preciso ter um certificado redigido em inglês que garanta a aplicação das doses. É possível emitir o documento por meio do aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde. Saiba como.
A única exceção é a Áustria, que adotará um bloqueio de viagens turísticas a partir de 2ª feira (22.nov.2021) até 13 de dezembro. Viagens com outras finalidades seguem permitidas para brasileiros totalmente imunizados contra a covid.
O continente europeu foi o único a registrar alta no número de vítimas pela doença de 8 a 14 de novembro, na comparação com 7 dias anteriores. As demais regiões tiveram queda ou estabilidade. É o que diz relatório semanal divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) na 3ª feira (16.nov.2021).
Alemanha e Holanda são alguns dos países europeus que já estabeleceram ou anunciaram novas restrições contra a covid em novembro.
CORONAVAC
Para os países da UE, a agência reguladora de medicamentos (EMA) considera que só viajantes imunizados com vacinas da AstraZeneca, Pfizer/BioNTech, Moderna e Janssen podem obter o passaporte de vacinação e entrar no bloco. Os países, no entanto, não precisam seguir a recomendação e podem executar as próprias legislações.
Eis a lista dos 20 países da Europa (de dentro e fora da UE) que aceitam a CoronaVac:
- Alemanha;
- Andorra;
- Armênia;
- Áustria;
- Bulgária;
- Croácia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Geórgia;
- Holanda;
- Hungria;
- Islândia;
- Liechtenstein;
- Reino Unido;
- Suíça;
- Turquia;
- Ucrânia.
Nesses casos, as nações entendem que a homologação para uso emergencial da OMS (Organização Mundial da Saúde) é suficiente para permitir a entrada de turistas.
Para entrada na Alemanha, no entanto, é permitida a entrada de vacinados com a CoronaVac, desde que tenham um motivo importante para viajar, como a trabalho. A França exige que os vacinados com a CoronaVac tomem uma dose de reforço da vacina da Pfizer ou da Moderna para entrada no país.
O Reino Unido, que não faz parte da União Europeia, exige que os imunizados com duas doses de CoronaVac apresentem teste antes e depois do desembarque, além de quarentena de 10 dias.
A Áustria aceita o desembarque de pessoas imunizadas com a CoronaVac, mas a vacina não permite a entrada em hotéis, restaurantes, bares e cinemas. Nesses casos, é possível apresentar um teste negativo de covid. O exame é oferecido gratuitamente no país. A possibilidade está restrita no momento por causa do lockdown com abrangência nacional para não vacinados.
BRASILEIROS BARRADOS
São 1o países da Europa que barram a entrada de brasileiros. Há exceções para cidadãos ou residentes, que têm permissão para desembarcar mesmo partindo do Brasil.
PODER360
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.