Com a disparada de doenças respiratórias em Pernambuco, dados apresentados pelo secretário de Saúde André Longo apontam que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) dobraram nos últimos 15 dias e a solicitação de leitos de UTI triplicou. Na coletiva de imprensa desta quinta-feira (6), o gestor fez um alerta aos municípios e convocou uma reunião com o governador Paulo Câmara (PSB) nesta sexta (7).
Pela terceira semana consecutiva, a alta dos indicadores de SRAG teve entre suas motivações o avanço da H3N2, que não circulava no Estado há mais um ano.
Com 939 casos desde a semana passada, o índice subiu 59% em uma semana e 156% nos últimos 15 dias, informou o secretário.
O levantamento da Central de Regulação também preocupa com o registro de 797 solicitações de pacientes para internamento nas UTIs. A taxa representa o aumento de 80% em relação a penúltima semana de dezembro e 204% em 15 dias.
“Não haverá controle da doença se não houver um comportamento mais responsável por parte das pessoas quando forem sair de casa”, advertiu.
Atenção aos idosos – Longo verificou que cerca de 20% dos idosos não tomou a vacina contra a gripe em 2020 e estipula como meta proteger 90% do público até fevereiro.
Mais ameaçados pelas doenças, pelo menos 64% dos leitos da rede pública voltaram a ser ocupados por idosos, que também são 67% de todos os casos graves de H3N2 e 60% das atuais mortes pela gripe.
A soma da Central de Leitos é de 1.701 vagas, sendo 857 de UTI. Na última quinzena, 378 novos postos foram disponibilizados para casos de SRAG e 150 de UTI, calcula a pasta.
Radar Político365 com informações do LeiaJá