As autoridades de Moçambique alertaram para uma série de assassinatos cometidos contra homens carecas, em rituais de feitiçaria. Em diversas regiões do país e em regiões vizinhas, há uma crença popular de que homens sem cabelo possuem ouro dentro de suas cabeças.
Segundo informações da BBC, o caso mais recente ocorreu na cidade central de Muandiwa. Um grupo de criminosos decapitou uma vítima e pretendia vender a sua cabeça para um cliente morador do Mali.
O comprador, no entanto, desistiu, e os criminosos abandonaram o membro decapitado próximo ao rio Kenyan. A polícia está investigando o caso.
A primeira vez que a BBC noticiou um caso do tipo foi em 2017. Na ocasião, o comandante de Polícia da província central da Zambézia, Afonso Dias, advertiu que os crimes macabros estavam aumentando após ao menos cinco homens serem mortos.
Para a polícia, a crença foi difundida por feiticeiros e curandeiros que pedem a seus clientes que lhes tragam cabeças carecas para a realização de rituais que prometem prosperidade à pessoa.
*AE