Nesta sexta-feira (11), a Ucrânia pediu que a Rússia forneça explicações sobre suas tividades militares perto da fronteira ucraniana. No Twitter, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que os russos têm 48 horas para responder.
– Ativamos oficialmente o mecanismo de redução de risco de acordo com o parágrafo três do Documento de Viena e solicitamos à Rússia que forneça explicações detalhadas sobre as atividades militares nas áreas adjacentes ao território da Ucrânia e na Crimeia temporariamente ocupado. A Rússia tem 48 horas para responder ou, caso contrário, a Ucrânia recorrerá a Moscou, bem como aos outros Estados participantes do Documento de Viena, para convocar uma reunião extraordinária onde a Rússia terá que fornecer explicações – escreveu o ministro ucraniano.
Segundo informações da agência ANSA, o Documento de Viena de 2011 sobre Medidas de Construção de Confiança e Segurança é vinculativo e aplicável a todos os membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
Pleno News