Em uma ligação de cerca de uma hora e meia realizada neste sábado (12) entre o presidente da França, Emmanuel Macron, e o líder russo, Vladimir Putin, o representante francês teria dito ao presidente da Rússia que negociações sinceras são incompatíveis com a escalada nas tensões sobre a Ucrânia. As informações são da agência Reuters.
De acordo com as informações reveladas pela agência, após a viagem do presidente francês a Moscou no início desta semana, Macron e Putin discutiram maneiras de avançar na implementação dos Acordos de Minsk, firmados em 2014 para pôr fim à guerra no leste da Ucrânia, bem como condições de segurança e estabilidade na Europa.
Macron e Putin já tinham se reunido, na última segunda-feira (7), para discutir a situação na fronteira da Ucrânia. Na ocasião, o presidente francês disse ao líder russo que buscava uma resposta “útil” e que permitisse “evitar a guerra e construir tijolos de confiança, estabilidade e visibilidade”.
O presidente russo, por sua vez, disse que ambos compartilhavam “uma preocupação comum sobre o que está acontecendo na esfera de segurança na Europa” e que via “quantos esforços a atual liderança da França e o presidente pessoalmente” estavam aplicando para resolver a crise.
Pleno News