O presidente russo Vladimir Putin aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro para visitar o Brasil. A informação consta em um comunicado conjunto, assinado por ambos os chefes de Estado, sobre os compromissos acordados na reunião realizada nesta quarta-feira (16).
– O presidente Bolsonaro expressou sua gratidão pela hospitalidade demonstrada pelo lado russo durante sua estada em Moscou e convidou o presidente Putin a fazer uma visita ao Brasil. O convite foi aceito com gratidão. As datas da visita serão acordadas pelos canais diplomáticos – diz um trecho do comunicado conjunto.
Em um encontro com duração de cerca de duas horas, no Palácio do Kremlin, os presidentes discutiram as perspectivas de fortalecimento da cooperação e intercâmbio militar bilateral.
Também de acordo com o comunicado, os presidentes manifestaram ainda interesse compartilhado em estimular a cooperação em outras esferas da atividade espacial com fins pacíficos e “expressaram preocupação com o aumento da instabilidade em diferentes partes do mundo, coincidindo na necessidade de que os conflitos sejam solucionados por meios pacíficos e pelo engajamento diplomático”.
A mais recente viagem de Putin ao Brasil foi em novembro de 2019, quando fez uma visita de dois dias para participar da cúpula do grupo de nações BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).