Por Alexandre Veloso*
Em resposta a NOTA emitida pelo Sesc Pernambuco referente a denúncia feita aqui no site https://radarpolitico365.com.br/2022/02/12/goianense-denuncia-desrespeito-as-normas-sanitarias-no-sesc-ler-goiana/ no sábado 14/02, o SESC Pernambuco, disse o seguinte:
“O Sesc Pernambuco pauta sua atividade respeitando as autoridades, princípios éticos e valores sociais e preza pela qualidade de vida dos públicos internos e externos. Por isso, reitera que todas as unidades seguem rigorosamente os protocolos sanitários estaduais e municipais. Por fim, ressalta que todos os apontamentos levantados pelo senhor Alexandre Veloso foram respondidos pelo Sesc.”
Para o ritmo dos acontecimentos hoje em dia, na era da internet, responder a nota somente hoje, quatro dias após, é por demais demorado, mas vamos aos fatos.
A demora foi devido um contato telefônico de uma pessoa do Sesc ainda no sábado e depois de uma conversa demorada no domingo, com a promessa que o assunto seria tratado na esfera regional e que alguém da regional falaria comigo. O que não aconteceu. No final da tarde de segunda-feira, enviei e-mails a presidência do Fecomercio e ao ouvidor e até então ninguém respondeu, por nenhum canal.
Então usemos o único canal que eles escutam, a imprensa. Respondendo a NOTA do Sesc Pernambuco, mente, tenta desacreditar a denúncia, e com uso burocrático das palavras para enganar as pessoas, assinatura regional (Sesc Pernambuco) para intimidar e ainda transformando o caso em algo pessoal.
A NOTA emitida é um misto de desrespeito, arrogância e falta de compromisso para com o público que utiliza o Sesc Ler Goiana. No início, assina a nota com o Sesc Pernambuco, para intimidar, mostrando-se grande. Segue usando que “pauta sua atividade respeitando as autoridades…” o que está longe da verdade quando contrata pela segunda vez, pessoas que não foram vacinados. Continua insistindo que segue os protocolos, “…todas as unidades seguem rigorosamente os protocolos sanitários estaduais e municipais.” Novamente foge da verdade, já que o Governo do Estado instituiu no Protocolo Setorial Educação, no item 1.2. onde afirma que “a vacinação é a principal estratégia de prevenção de saúde pública…” e caminha para o final da nota, “ressaltando” tipo, já falamos isso antes, “que todos os apontamentos levantados pelo senhor Alexandre Veloso foram respondidos pelo Sesc.” No final a arrogância dos grandes aparece no eufemismo empregado no “respondidos” usado como sinônimo de “solucionados” e continua ofendendo as pessoas, os goianenses todos e todas que utiliza o Sesc Ler, quando com isso tenta transformar em uma “birra pessoal” um assunto de interesse coletivo, goianense.
O truque do “respondidos” usado como “solucionados” pode ser visto abaixo na resposta enviada pela ouvidoria do Sesc PE, por e-mail. Onde diz “declaração pessoal da prestadora de serviços” é a resposta em saber que a –prestadora- disse em sala de aula, alto e bom tom, que NÃO tomou a vacina e NÃO TOMARIA se isso fosse a condição de a mesma ser a professora do curso. Mesmo assim, ele diz que vai averiguar se a prestadora “descumpriu os princípios Sesc em contrato”. Precisa constar em contrato para tomar a vacina contra o Covid-19?
Podemos entender que depois de averiguado o Sesc Pernambuco entende que tudo bem, tudo legal, tudo 100% e que a prestadora de serviço e o Sesc estão corretíssimos. A “prestadora” ganhou um novo contrato. Pra que vacina! Né não!?
Abaixo todos podem constatar o conceito das unidades Sesc Ler, como CENTROS EDUCACIONAIS, (Figura 1) – o que inclui a unidade no Protocolo Setorial de Educação do Governo do estado (Figura 2), sendo o Sesc claro, pelo menos assim acho, e assim diz a nota, submisso as leis estaduais e municipais.
Resposta do SESC ao protocolo Nº 2021490 no dia 14 de janeiro de 2022
Em relação à declaração pessoal da prestadora de serviços sobre a vacina da Covid-19, a opinião da mesma não reflete a posição institucional do Sesc, assim como quaisquer outras declarações pessoais realizadas pelos prestadores de serviço à
entidade. Entretanto, vamos averiguar a postura da referida prestadora de serviço, conferindo se a mesma descumpriu os princípios Sesc previstos em contrato, para que possamos tomar as providências cabíveis se necessário. Vale frisar que o Sesc vem cumprindo rigorosamente os protocolos de prevenção à Covid-19 em suas unidades operacionais em todo o estado.
DEFINIÇÃO DA UNIDADE SESC LER:
Os Centros Educacionais Sesc Ler fazem parte de um programa de educação integrada à cidadania. Sua concepção pedagógica utiliza os conhecimentos prévios dos próprios alunos para construção do aprendizado. Com isso, busca-se o fortalecimento da capacidade intelectual, estimulando a formação da autonomia e de uma consciência crítica sobre suas relações com o meio físico, cultural, social e político.
Instalados em municípios com baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, o Sesc Ler contribui com o poder público para minimizar os números do analfabetismo no Brasil, servindo como referência para que outras instituições possam também abraçar esta causa.
https://www.sescpe.org.br/unidades/sesc-ler/
Figura 1
PROTOCOLO SETORIAL EDUCAÇÃO – GOVERNO DE PERNAMBUCO:
A vacinação é a principal estratégia de prevenção de saúde pública para acabar com a pandemia de COVID-19. Pessoas totalmente vacinadas contra COVID-19 apresentam baixo risco de infecção sintomática ou grave.
https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/wp-content/uploads/2022/02/protocolo_educacao_04022022.pdf
Figura 2.
O Radar Politico365 abre o mesmo espaço de resposta ao SESC.