Base de dados on-line e gratuita, o site do Cinema Pernambucano disponibiliza, a partir de hoje (8), uma exposição virtual de cartazes criados pela diretora de arte recifense Carla Sarmento e um podcast onde a artista conta sobre o seu processo criativo e curiosidades sobre os bastidores das produções exibidas. Em sua primeira edição, o projeto “Cinema Pernambucano em Cartaz” procura trazer narrativas que evidenciam obras audiovisuais produzidas localmente a partir da década de 1990. O endereço é o www.cinemapernambucano.com.br
Idealizado pela produtora Germana Pereira para evidenciar o site do cinema pernambucano, um rico acervo para pesquisa, o projeto é uma realização da Tangram Cultural e conta com os recursos da Lei Aldir em Pernambuco.
As obras exibidas serão os cartazes dos filmes: “Baile Perfumado”, direção Lírio Ferreira e Paulo Caldas (1996) – vencedor do prêmio de melhor pôster no Festival Havana 2016; “Amarelo Manga”, direção Cláudio Assis (2003); “Cinema Aspirinas e Urubus”, direção Marcelo Gomes (2005); “Árido Movie”, direção Lírio Ferreira (2005); “Febre do Rato”, direção Cláudio Assis (2011); “Sangue Azul”, direção Lírio Ferreira (2015); e “Big Jato”, direção Cláudio Assis (2015).
Já o podcast tem como título do seu primeiro episódio: “Cartaz cinematográfico: uma peça e uma infinidade de possibilidades”. Nele, Evelyn Soares, estudante do sétimo período de Rádio, TV e Internet da UFPE, entrevista a artista recifense Carla Sarmento sobre o seu processo na criação de cartazes cinematográficos. Referências, fontes de inspiração e curiosidades sobre os bastidores das produções são questões abordadas durante esse bate papo. Evelyn Soares foi uma das vencedoras da Maratona Site Cinema Pernambucano e desde então atua como bolsista na produção de conteúdo do site www.cinemapernambucano.com.br e nas redes sociais da Tangram Cultural.
A página www.cinemapernambucano.com.br é uma base de dados online e gratuita sobre o audiovisual pernambucano. Nele é possível encontrar num só lugar filmografias, catálogo de profissionais, teses e monografias, consultar títulos, sinopses e fichas técnicas, ver fotos e making ofs de filmes e também acessar informações sobre cursos, festivais, cineclubes, salas de cinema, e outros assuntos do audiovisual pernambucano. A possibilidade de ter todas essas informações em um único lugar é um serviço bastante importante não só como meio de divulgação da produção audiovisual do estado, como também como fonte e meio de pesquisa para estudantes, curadores, professores, cineclubistas, cinéfilos, realizadores e quem mais se interessar pela história do cinema em Pernambuco.
Lançado em 2012, continua sendo uma iniciativa inédita no país e se constitui como um importante espaço para mostrar a pujança do cinema do estado e fomentar o pensamento crítico em torno da produção nacional e pernambucana.
A exposição “Cinema Pernambucano em cartaz” vem para evidenciar e contribuir para a fruição dos conteúdos abordados no site, visando gerar engajamento do público para o entendimento de que este é um importante espaço de pesquisa que pode ser usufruído por todos e precisa de colaboração para que seu acervo esteja sempre atualizado.
*Radar Político365 com informações do Portal Cultura.PE
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.