A Câmara Municipal de Goiana realizou uma justa homenagem para o maior fotógrafo da história da cidade. No dia 11 de maio, durante Sessão Solene, foi entregue ao senhor Carmelo Antônio de Oliveira, conhecido popularmente como Carmelo Foto Fofoca, a Medalha José Pinto de Abreu, maior honraria do Poder Legislativo Municipal.
Estiveram presentes na solenidade os vereadores Eduardo Batista, Ramon Aranha, Ana Diamante, Pedro Henrique, Renato Sandré e Carlos Viégas Júnior, o prefeito de Goiana, Eduardo Honório, o vice-prefeito Fernando Veloso, o ex-prefeito Henrique Fenelon, o pároco do Município, Padre José Edson, e os ex-vereadores Del do Bode e Olga Sena.
A entrega da Medalha para Carmelo Foto Fofoca foi uma propositura feita pelo ex-vereador Del do Bode, através do Projeto de Decreto Legislativo Nº 030/2018, ainda durante a Legislatura passada. Devido as restrições sanitárias, durante a pandemia da Covid-19, foi necessário adiar a cerimônia.
Carmelo foi funcionário público, primeiro fotógrafo da Prefeitura, e dedicou a sua vida para realizar os grandes registros políticos, sociais e culturais do município nos últimos 50 anos. Ele sempre foi um profissional de vanguarda e o primeiro a investir em um laboratório de revelação em cores, produzir monóculos, plastificação em cores e impressão em bolas de festa, camisa, caneca, broche, chaveiro e outros brindes. Carmelo foi, também, um pioneiro nas filmagens profissionais em VHS, em Goiana.
Carmelo se mostrou extremamente emocionado com a homenagem feita pelos vereadores de Goiana. “Digo a vocês, essa Medalha aqui vale muito para mim. Essa Medalha tem três coisas, sinceridade, honestidade e amor a Goiana. E, com esse coraçãozinho aqui, abraço todo mundo que veio para a minha festa. Pronto!”, disse.
Além do carinho e admiração de toda a cidade, o homenageado também possui o mais rico acervo dos acontecimentos históricos de Goiana dos últimos 50 anos. E, muitos discursos durante a solenidade destacaram a necessidade do município investir e preservar tão importantes registros históricos.
ASCOM-CMG