Após o primeiro encontro entre o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, com o presidente norte-americano, Joe Biden, a Casa Branca afirmou à BBC News Brasil, por meio de um porta-voz, que tem “total confiança” no sistema eleitoral do país.
– Temos total confiança no sistema eleitoral do Brasil. Em uma democracia consolidada como a brasileira, esperamos que os candidatos respeitem o resultado constitucional do processo eleitoral – afirmou um porta-voz da Casa Branca.
A declaração acontece poucos dias após o encontro entre os líderes do executivo, em Los Angeles, durante a Cúpula das Américas. Nos primeiros dez minutos da reunião, que foram abertos para a imprensa, Biden ressaltou que o Brasil tem “instituições eleitorais fortes” e uma “democracia inclusiva”.
Na ocasião, diante de Biden e da imprensa, Bolsonaro afirmou:
– Tenho certeza que serão realizadas (as eleições) neste estilo democrático. Cheguei pela democracia e tenho certeza que quando deixar o governo, também será de forma democrática.
O pré-candidato à reeleição tentou mostrar aos norte-americanos que não só o Brasil, mas também seu governo, estão alinhados com os interesses da Casa Branca.
Enquanto Biden era abertamente criticado por outros líderes latinos por ter optado excluir da Cúpula Cuba, Nicarágua e Venezuela, Bolsonaro se colocou diante do mandatário americano como um anteparo ao avanço de regimes autoritários de esquerda no continente, algo valorizado em Washington.
Pleno News