Em um ofício enviado na tarde desta quarta-feira (15) ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, solicitou um encontro entre as equipes das Forças Armadas e da Justiça Eleitoral para “dirimir eventuais divergências técnicas” relacionadas às eleições deste ano.
No documento, Nogueira expressou que o objetivo do encontro entre o TSE e as Forças Armadas é discutir as propostas apresentadas pelos militares no âmbito da Comissão de Transparência das Eleições e solucionar eventuais divergências que possam ter surgido nos trabalhos do colegiado.
Nogueira esclareceu ainda que as propostas formuladas pelas Forças Armadas têm como objetivo “fortalecer a segurança, a transparência, a confiabilidade e a auditabilidade do processo eleitoral”. O convite foi feito como resposta a um pedido de Fachin, que propôs um diálogo interinstitucional em prol do fortalecimento da democracia.
– Reitero a certeza de que a manutenção do diálogo ora em comento é um importante instrumento para a construção de soluções que contribuam para o ambiente de paz e de tranquilidade da sociedade brasileira – ressaltou.
O pedido de reunião feito pelo ministro da Defesa ocorre após ele reclamar que as Forças Armadas não vinham sendo prestigiadas pela Justiça Eleitoral. Como resposta, o TSE divulgou uma lista das recomendações que foram acatadas para as eleições deste ano.