O pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo PSB, Danilo Cabral, concedeu entrevista à Rádio Jornal, e afirmou que a responsabilidade sobre as áreas de risco de deslizamento de barreira deve ser compartilhada entre União, Estados e municípios.
Ele lembrou que houve, a partir da década de 1950, uma migração da zona rural para as cidades e disse que faltou um planejamento de estado ao longo dos anos, o que levou pessoas às áreas de risco de maneira desenfreada.
“Temos uma questão demográfica no Brasil, sobretudo na segunda metade do século passado, o Brasil era um país eminentemente rural e, a partir de um processo de industrialização, tivemos uma inversão da presença demográfica. No Recife, tínhamos 500 mil habitantes na década de 50. Vinte anos depois, já superava um milhão. A ocupação nos centros urbanos ocorreu sem planejamento adequado do estado brasileiro. As pessoas se deslocaram para as cidades por conta das oportunidades e não havia política de habitação instalada no nosso país. Essa política praticamente só veio ser reconhecida na Constituição em 2000. Isso provocou a ocupação e não foi opção das pessoas, se tem alguém que não tem responsabilidade nesse processo é o cidadão, pois coube a ele somente a opção de ocupar áreas não seguras”.
JC Online