O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, solicitou nesta quarta-feira (22) ao Congresso uma suspensão por três meses do imposto federal sobre a gasolina. Em um comunicado, o governo norte-americano destacou a alta “dramática” do preço do combustível pelo mundo, diante da guerra na Ucrânia, e o “desafio significativo” que isso gera para as famílias norte-americanas.
Biden disse encorajar companhias de petróleo e refinarias a ampliar a capacidade e a produção, a fim de conseguir mais oferta para o mercado. O presidente norte-americano também solicitou que os estados adotem isenções similares em seus tributos, a fim de prover “algum alívio direto” aos consumidores.
O governo dos EUA lembrou que cobra atualmente 18 centavos de dólar (R$ 0,93) por galão de gasolina e 24 centavos de dólar (R$ 1,24) por galão de diesel. Biden admitiu que apenas a retirada temporária do imposto federal não será suficiente para compensar a alta nos custos dos norte-americanos, mas argumenta que o Congresso deve fazer o necessário para ajudá-los, neste momento.
*AE