Uma banda pop punk norte-americana surpreendeu o público, na última sexta-feira (17) em São Paulo, ao finalizar sua apresentação em um festival emo com uma pregação sobre Jesus. Na ocasião, o grupo de rock gospel chamado NLM, também conhecido como No Longer Music, realizou performances pirotécnicas teatrais, agitando o público ao som de suas músicas. Antes de se despedir da plateia, eles fizeram evangelismo com tradução simultânea para o português.
O show aconteceu no Carioca Club, durante um festival gratuito que reuniu outras bandas do cenário emo, como Bullet Bane, Dead Fish e Day Limns.
Em vídeo publicado por um dos presentes no show, um dos integrantes da NLM aparece orando para que Jesus mostre a “verdade” ao público e os salve de uma vida de “escravidão”. Ele também teria destacado que todos são “especiais” e que as coisas não acontecem por acaso.
Embora a banda seja expressamente cristã, o momento da pregação explícita pegou o público e as demais bandas de surpresa, despertando controvérsia. Após receberem críticas, a NLM emitiu uma nota.
– Nós entendemos que muitas pessoas se sentiram traídas e enganadas pela mensagem do nosso show. Nunca foi nossa intenção e pedimos desculpas àqueles que machucamos, de verdade. Somos seguidores de Jesus e comunicamos quem Ele é e o que fez em nossas vidas através da nossa performance. Não viemos aqui pra julgar ninguém. Nós acreditamos que TODAS as pessoas têm valor e são dignas de amor e respeito. Também acreditamos que a boa arte é sobre comunicar algo importante – iniciou a banda.
O grupo musical seguiu dizendo que, para eles, “o amor de Jesus é a mensagem mais valiosa no mundo” e que eles só querem “compartilhar o presente” que receberam com outros.
– Em Jesus temos esperança, perdão e propósito para vida. Não somos melhores que ninguém. Só queremos compartilhar o presente que nos foi dado com outras pessoas. Somos contra qualquer religião ou política que fira e/ou oprima pessoas. Verdadeiros seguidores de Jesus amam a todos e é assim que tentamos ser – assinalaram.
A banda finalizou pedindo desculpas àqueles que se sentiram ofendidos e se disponibilizaram para diálogo.
– Pedimos desculpas por qualquer dor que causamos e estamos sempre procurando formas para crescer, aprender e sermos melhores. Estamos disponíveis para qualquer um que queira ter uma conversa respeitosa. Com amor, NLM – finaliza, a nota.