Nesta sexta-feira (1º), o Brasil assumiu uma importante função na Organização das Nações Unidas (ONU), a presidência rotativa do Conselho de Segurança (CSNU). O país irá ocupar a posição durante todo o mês de julho.
Em nota, o Ministério de Relações Exteriores explicou que, “durante o mandato do Brasil no CSNU e, em especial durante a presidência em julho, o Brasil buscará ampliar espaços de negociação e diálogo, promover agenda construtiva e investir em iniciativas que contribuam de maneira concreta para a manutenção da paz e segurança internacionais, em consonância com os preceitos constitucionais relevantes”.
Entre os temas que serão analisadas no período estão previstas questões de segurança na Ucrânia, Síria, África Ocidental e região do Sahel, Colômbia, Líbano, Sudão, Oriente Médio, Haiti, Iêmen, Chipre, Líbia e Ásia Central.
No total, o Conselho de Segurança é composto por 15 países, sendo que cinco deles são membros permanentes, (China, Estados Unidos, França, Rússia e Reino Unido).
Pleno News