O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o ex-presidente brasileiro, Michel Temer (MDB), se reuniram para um café da manhã nesta segunda-feira (4). O encontro ocorreu no hotel Tivoli Mofarrej, em bairro nobre de São Paulo, por volta das 10h.
Segundo informações do portal Terra, a conversa se concentrou especialmente no cenário internacional e nas relações entre Brasil e Portugal. Para o emedebista, a união entre os dois países é “cada vez mais sólida”.
– A conversa ocorreu em tom amigável, de quem se preocupa com o cenário internacional – declarou a equipe de Temer.
Não é de hoje que Temer e Rebelo mantêm uma boa relação. Segundo informações da assessoria de Temer, ambos já se indicaram para aulas e conferências acadêmicas em universidades de seus países. O emedebista ministrou conferências na Universidade de Lisboa, e Rebelo lecionou aulas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).
Rebelo está em terras brasileiras desde a última sexta (1°). Ele encontrou-se com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último domingo (3), em uma reunião que durou 1h30, segundo a equipe de comunicação do petista.
O líder português tinha agenda programada para encontrar-se com o presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta segunda. Entretanto, o chefe do Executivo brasileiro decidiu cancelar o convite ao tomar conhecimento de que Rebelo se reuniria com seu rival político, Lula, primeiro.