Nesta terça-feira (19), ao menos 16 congressistas democratas, entre elas Alexandria Ocasio-Cortez, foram detidas durante um protesto a favor do aborto. O ato foi realizado em frente à Suprema Corte dos Estados Unidos. Além das parlamentares, outras 18 pessoas foram detidas.
Ocasio-Cortez foi detida por agentes da Polícia do Capitólio em Washington por bloquear o trânsito em frente à Suprema Corte.
A congressista foi escoltada para fora da área pelos policiais enquanto colocava as mãos nas costas, motivo pelo qual muitos acreditaram que havia sido algemada. A situação gerou vários comentários no Twitter contra a congressista, que recebeu muitas críticas entre os usuários.
Veículos de comunicação americanos informaram que outras das congressistas democratas presentes no protesto eram Ayanna Pressley, Jackie Speier, Ilhan Omar, Rashida Tlaib e Nydia Velázquez.
Na última sexta-feira (15), a Câmara dos Representantes, controlada pelos democratas, aprovou dois projetos de lei para proteger o acesso ao aborto no país, mas que têm poucas chances de prosperar no Senado. Uma dessas iniciativas apoia o acesso à interrupção voluntária da gravidez ao consagrar esse direito como lei federal, a outra protege as viagens entre estados do país para que seja possível se submeter ao procedimento em lugares que o permitem.
No fim de junho, a Suprema Corte anulou a proteção do direito ao aborto ao derrubar a sentença de 1973 no caso Roe contra Wade. Diversos estados controlados por republicanos restringiram ou proibiram completamente o aborto depois da nova decisão da Suprema Corte.
*EFE