O deputado Lee Zeldin, candidato republicano ao governo de Nova Iorque, nos Estados Unidos, sofreu um ataque durante um ato de sua campanha na cidade de Fairport, nesta quinta-feira (21). Enquanto ele falava ao microfone, um homem subiu ao palco portando um objeto pontiagudo e tentou atingi-lo no pescoço.
O republicano agarrou o pulso do sujeito rapidamente, e ambos foram ao chão. De acordo com Zeldin, o homem disse “acabou para você”, ao se aproximar. Em poucos segundos, varias pessoas lotaram o palco para conter a ação do sujeito. O deputado saiu ileso.
– Alguém tentou me esfaquear durante o comício esta noite, mas felizmente consegui agarrá-lo pelo pulso e pará-lo por alguns momentos antes que outros o atacassem. Grato pelos participantes que se manifestaram rapidamente para ajudar e pelos policiais que responderam rapidamente. Estou mais decidido do que nunca em fazer minha parte para tornar NY segura novamente – escreveu Zeldin nas redes sociais.
Kathy Hochul, governadora de Nova Iorque de quem Zeldin é oponente, repercutiu o episódio com reprovação.
– Minha equipe me informou sobre o incidente no evento de campanha de Lee Zeldin esta noite. Fico aliviada ao saber que o deputado Zeldin não foi ferido e que o suspeito está sob custódia – declarou.
A porta-voz da campanha , Katie Vincentz, também se pronunciou, apontado que a violência em Nova Iorque está “ficando muito fora de controle”.
– Muito mais deve ser feito para tornar Nova York segura novamente. Isso está ficando muito fora de controle neste estado. Infelizmente, o congressista Zeldin é apenas o mais recente nova-iorquino cuja vida foi afetada pelo crime e violência fora de controle em Nova Iorque. Isso precisa parar! Felizmente, ainda temos homens e mulheres excepcionais na aplicação da lei respondendo ao chamado para proteger nossas ruas – disse.
O agressor foi detido e está sob custódia policial.