O Índice de Popularidade Digital (IPD), produzido pela Quaest e publicado nesta sexta-feira (22) pela Folha de S. Paulo, mostrou que Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) lideram as redes sociais entre os concorrentes ao Governo de Pernambuco. Sem o apoio oficial de Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), as candidatas iniciam a disputa com ampla vantagem na estratégia de comunicação.
O resultado sugere que Pernambuco pode ter sua primeira governadora eleita em 2022 e, apesar de Marília se isolar na liderança, também indica que o eleitorado tende a engajar mais candidatos da direita.
O levantamento avalia a presença digital, o número de seguidores, engajamento, taxa de compartilhamentos, volume de buscas e as reações, sejam negativas ou positivas, sobre os postulantes. O índice começou a ser analisado eleições de 2018.
O IPD apresentou Marília Arraes (Solidariedade) disparada na liderança com 81,9. Na segunda colocação, mas com um resultado bem abaixo, Raquel Lyra (PSDB) apareceu com 46.
A diferença se estreita entre o candidato de Bolsonaro, Anderson Ferreira (PL), e Miguel Coelho (União Brasil), que registraram 42,9 e 42,2, respectivamente. O representante de Lula, Danilo Cabral (PSB), marcou 35,9, enquanto João Arnaldo (PSOL) obteve apenas 20,7. O estudo vai de 0 a 100.
LeiaJá