A cantora Bebel Gilberto, filha do compositor João Gilberto, pisoteou a bandeira do Brasil durante um show em São Francisco, nos Estados Unidos, na última terça-feira (19). O episódio foi repercutido pelo ex-secretário de Cultura Mario Frias, neste sábado (23).
Frias repudiou veementemente a atitude da cantora, que também é sobrinha de Chico Buarque.
– Alguém que não tem amor pela própria Pátria e rechaça o maior símbolo de patriotismo de uma nação, não é digno de se dizer brasileira. Essa classe arrogante e soberba, que durante muitos anos foi tratada com respeito e admiração pelos brasileiros, hoje são desprezados – destacou o ex-secretário.
O vídeo compartilhado por Frias, mostra Bebel recebendo uma bandeira brasileira no palco e em seguida jogando-a no chão. Após pisotear o símbolo nacional, ela performa alguns passos de samba e diz em inglês:
– Desculpe fazer isso, mas acham que eu estou feliz de ser brasileira ou não?
Em seguida, a cantora inicia a música Bananeira. Cirúrgico em sua crítica, Mario Frias relembrou a juíza gaúcha que disse considerar a bandeira do Brasil como símbolo de apenas um lado da política.
– Depois vem juíza dizer que a bandeira se tornou símbolo de um lado político. Não, a bandeira do Brasil é dos brasileiros, só que alguns fazem questão de expressar o quanto odeiam o próprio país – disparou.
Veja a atitude controversa da cantora: