Luciano Bivar, pré-candidato do União Brasil à Presidência da República, afirmou em evento na Associação Comercial de São Paulo, nesta segunda-feira (25), que não irá retirar o seu nome da disputa do Palácio do Planalto.
“Nossa candidatura é irreversível. O Brasil precisa apresentar uma alternativa e o União Brasil tem essa alternativa”, disse Bivar.
Segundo o analista da CNN Gustavo Uribe, Luciano Bivar estaria sendo pressionado por outros partidos a desistir da pré-candidatura à Presidência.
PT, PL e PDT sondaram o União Brasil e ofereceram, em troca da desistência, desde apoios regionais até vagas no Senado. Muito disso se deve ao fato de que o União Brasil, fruto de uma fusão entre o DEM e o PSL, ficou com a maior parte do fundo eleitoral.
Sobre a pressão sofrida, Luciano Bivar comentou que é normal que os partidos queiram “uma aglutinação maior de forças”. “Mas nós (União Brasil) temos também a nossa pretensão. Se alguns desses candidatos quiserem aglutinar-se conosco, serão muito bem-vindos.”
Ele ainda comentou sobre as negociações com os outros partidos, classificando as conversas como “naturais”.
“É natural que propostas sejam feitas. Pra esse ou para aquele cargo, para que a gente aglutine força. Para o União Brasil e para mim, particularmente, a gente se sente muito lisonjeado com forças democráticas nos convidarem para estar juntos”, disse Bivar.
Ainda sobre uma eventual aproximação com o PT, Bivar apontou que tem divergências com o partido de esquerda, masse disse aberto ao diálogo: “Nós divergimos, mas não somos antagônicos. Nós somos democráticos. Então nossas conversas são absolutamente naturais.”
A convenção do União Brasil para oficializar a candidatura de Luciano Bivar à presidência está marcada para o dia 5 de agosto. Ainda sem coligações estabelecidas, o pré-candidato comentou sobre as possibilidades do vice na chapa e citou a senadora pelo Mato Grosso do Sul Soraya Thronicke (União Brasil).
“Tenho tentado convencê-la. A senadora é uma das figuras mais promitentes”, disse.
Eleições 2022
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
CNN Brasil