O site oficial do governo de Taiwan sofreu um ataque cibernético e saiu do ar nesta terça-feira (2). O fato ocorre justamente no dia que marca a chegada da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, em território taiwanês. Ao tentar acessar a página em inglês, o usuário recebe apenas um “OK” escrito na tela.
De acordo com um comunicado emitido pelo governo local, o site foi atacado por volta das 17h [pelo horário local, 6h de Brasília], ou seja, várias horas antes do desembarque de Pelosi. O tráfego do portal teria aumentado em até 200 vezes na comparação com os acessos de um dia normal, tornando o site incapaz de exibir qualquer conteúdo.
Segundo o jornal norte-americano The New York Times, os sites taiwaneses – particularmente os do Partido Democrático Progressista – são historicamente alvos de hackers chineses durante momentos críticos, como eleições e crises. Apesar disso, não foi confirmado se os ataques desta terça possuem relação com a visita de Pelosi.
SOBRE A VISITA DE PELOSI EM TAIWAN
O avião da Força Aérea dos Estados Unidos com a presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, pousou no fim da noite [pelo horário local] desta terça em Taiwan. A chegada da parlamentar à nação insular acontece em um momento de tensão entre Estados Unidos e China justamente por causa da visita.
Mais cedo nesta terça, os chineses alertaram que os Estados Unidos poderiam enfrentar “consequências desastrosas” caso contrariassem a China em relação à viagem de Pelosi, a Taiwan. O alerta foi feito pela porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, em uma coletiva de imprensa.
Pelosi é a funcionária do mais alto escalão do governo americano a visitar Taiwan em mais de 25 anos. Segundo fontes do United Daily News, Liberty Times e China Times, os três maiores jornais nacionais de Taiwan, Pelosi irá passar a noite na ilha.