O Procurador de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon, a convite do Nidi (Núcleo Infantil de Integração) que é vinculado a Secretaria de Esportes e Juventude da Prefeitura de Olinda, ministrou palestra motivacional e sobre direitos das crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA na 1ª edição do Capacita Nidi.
O Núcleo Infantil de Integração foi inaugurado no dia 11 de maio deste ano e conta com 150 crianças, entre 02 e 07 anos, diagnosticadas com autismo. Lá, eles recebem acompanhamento de fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição. Na área esportiva, as crianças têm aulas de natação. Participaram da palestra as mães das crianças que fazem parte do projeto.
Na ocasião, a Secretaria de Esportes e Juventude informou que irão emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), conforme a lei 13.977 de 2020 batizada de Romeo Mion. Com a Ciptea ficará assegurado aos portadores atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
O autismo é um transtorno no desenvolvimento neurológico da criança que gera alterações na comunicação, dificuldade (ou ausência) de interação social e mudanças no comportamento, sendo geralmente identificado entre os 12 e 24 meses de idade.
Radar Político365
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.