Na última segunda-feira (12), a ministra Rosa Weber tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela assumiu o posto no lugar do ministro Luiz Fux e ficará no cargo até outubro de 2023, quando se aposentará.
A cerimônia de posse contou com diversas autoridades, entre eles os presidentes da Câmara, Arthur Lira; do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o procurador-geral da República, Augusto Aras; a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza Assis Moura e o ex-presidente José Sarney.
O presidente Jair Bolsonaro chegou a ser convidado, mas não compareceu à cerimônia.
Durante a posse, os demais membros da Corte escolheram a ministra Cármen Lúcia para falar em nome do STF. Ela disse que Rosa Weber é a pessoa “mais adequada” para estar na posição.
– Vossa Excelência não assume o cargo em momento histórico de tranquilidade social e de calmaria, bem diferente disso. Os tempos são de tumulto e desassossego no mundo e no Brasil (…). A despeito das dificuldades momentâneas, ninguém seria mais adequada para estar na posição agora assumida. Magistrada séria, responsável, democrata – pontuou.
Já o ministro Luís Roberto Barroso tomou posse como o vice-presidente da Corte.
*Radar Político365 com informações do Pleno News.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.