Quatro províncias da Ucrânia podem ser anexadas à Rússia nos próximos dias: Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson, segundo reportagem da CNN.
Os territórios foram parcialmente ocupados pelas tropas russas e referendos foram aplicados para que a população pudesse decidir se quer ou não ser anexada ao país vizinho.
A Ucrânia diz que os referendos são fraudulentos e ilegais, pois os cidadãos foram obrigados a decidir sob a mira de uma arma.
Há relatos de moradores que fugiram dessas regiões dizendo que foram forçados a marcar cédulas na rua. Imagens mostram autoridades instaladas na Rússia levando urnas de casa em casa com homens armados a reboque.
Acredita-se que em questão de dias, o presidente russo, Vladimir Putin, irá proclamar a anexação desses territórios. O ato acontecerá mais de uma semana depois do discurso do líder russo que ameaçou usar bombas nucleares para defender seu país.
Pelo canal oficial do Telegram, Dmitry Medvedev, ex-presidente que atua como vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, deu boas vindas às quatro províncias assim que os referendos foram finalizados.
ZELENSKY DENUNCIA FRAUDE
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, gravou um vídeo para dizer que não reconhece o resultado desses referendos.
– Esta farsa nos territórios ocupados não pode nem ser chamada de imitação de um referendo – disse ele que pode perder 15% do território de seu país, caso a Rússia reconheça as províncias como parte dela.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.