O PSOL declarou, nesta terça-feira, 11, apoio oficial à candidatura de Marília Arraes (SD) neste segundo turno das eleições. Durante o encontro, que aconteceu na Casa Marielle Franco, no Derby, Marília se comprometeu com as propostas entregues pelo partido. Criação de renda básica e políticas de combate ao racismo, machismo e LGBTfobia são algumas delas. Participaram do encontro figuras políticas como o presidente do PSOL, Tiago Paraíba; as codeputadas Robeyonce Lima e Katia Cunha, o vereador Ivan Moares e João Arnaldo, que também concorreu ao cargo de governador no 1º turno. Já representando também a coordenação de campanha de Marília em Goiana, a empresária e advogada Aninha Rabelo.
“Tudo o que foi apresentado aqui segue em sintonia com o que queremos para a construção de uma sociedade mais justa. A proposta da renda básica, por exemplo, tem tudo a ver com o que a gente quer que aconteça. O combate ao machismo, ao racismo, à LGBTfobia”, disse Marília, que também falou do compromisso com as eleições presidenciais, aproveitando para lançar críticas ao candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). “Nós temos em comum o combate a tudo que esse ‘despresidente’ tirou do armário […] Vamos mostrar que Bolsonaro não se cria em Pernambuco e que o pernambucano tem lado, o lado do presidente Lula”, completou.
Durante o primeiro turno, o PSOL lançou candidatura própria ao governo do estado com uma chapa encabeçada por João Arnaldo, que encerrou as eleições em 7º lugar, com 0,26% dos votos válidos. Neste segundo turno, a sigla optou por caminhar junto à Marília Arraes, em um movimento que também visa a vitória do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que em Pernambuco tem palanque liderado por Marília desde o 1º turno. Posicionamento reiterado no discurso do presidente do partido, Tiago Paraíba.
“O PSOL está junto de você, Marília, para trabalhar dia e noite e te eleger como primeira mulher governadora da nossa história, e também para eleger o presidente Lula”, declarou Tiago, que , em seguida, entregou à candidata um documento com diretrizes sugeridas pelo PSOL ao programa de governo.