A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, renunciou nesta quinta-feira (20) após ficar apenas 45 dias no cargo. Com a decisão, ela se torna a terceira líder britânica consecutiva a renunciar antes da hora e a premiê que ficou menos tempo no cargo na história do Reino Unido.
Truss tinha sido escolhida pelo Partido Conservador para substituir o ex-premiê Boris Johnson no dia 5 de setembro e tomou posse oficialmente no dia seguinte. Foi ela a primeira-ministra que estava no cargo quando a rainha Elizabeth II morreu, no dia 8 de setembro, encerrando um reinado de 70 anos.
A renúncia da atual primeira-ministra foi motivada por uma forte pressão em virtude de um polêmico plano econômico que gerou revolta no mercado e dentro de seu próprio partido. O plano previa um corte amplo e severo de impostos no país e, em paralelo, um empréstimo bilionário para cobrir o rombo nas contas públicas.
O pronunciamento de Truss no qual ela anunciou sua saída do cargo aconteceu na porta de Downing Street, a sede do governo do Reino Unido, em Londres. Acompanhada de seu marido, ela disse que já informou sua renúncia ao rei Charles III.