Paul Pelosi, marido da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, foi agredido após uma invasão na residência do casal na Califórnia na manhã desta sexta-feira (28), informou o gabinete de Pelosi em nota. As circunstâncias do ataque não estão claras, incluindo como o intruso entrou na casa. A polícia de São Francisco não comentou o caso.
– O agressor está sob custódia e a motivação do ataque está sendo investigada. O sr. Pelosi foi levado para o hospital, onde está recebendo excelentes cuidados médicos e espera-se que se recupere completamente – diz o comunicado do gabinete de Pelosi.
– A presidente da Câmara e sua família agradecem a rápida resposta dos serviços de emergência e dos profissionais médicos e pedem privacidade neste momento – continua o texto, assinado por Drew Hammill, porta-voz da parlamentar.
A presidente da Câmara dos Deputados, que é a segunda na linha de sucessão à presidência dos EUA atrás da vice Kamala Harris, não estava em casa no momento do ataque – que acontece a menos de duas semanas das eleições para deputados e senadores, marcada para o dia 8 de novembro.
Esta não é a primeira vez que o marido de Nancy Pelosi ganhou destaque no noticiário americano neste ano. Em agosto, ele foi condenado por dirigir embriagado e se envolver em um acidente de trânsito ocorrido em maio, pelo qual se declarou culpado em um tribunal da Califórnia.
Paul teve que cumprir oito horas de serviço comunitário e pagar uma multa de US$ 5 mil para indenizar o motorista do veículo no qual bateu e outra de US$ 2 mil para o tribunal.
O juiz do caso também o condenou a cinco dias de prisão, que ele não teve que cumprir, após serem descontadas as horas em que ficou detido logo após o acidente e porque o magistrado considerou que ele teve bom comportamento.
*Com informações das agências AE e EFE