Henrique Meirelles lidera citações de analistas de mercado como provável escolha para ministro da Fazenda se Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer a eleição presidencial. Ele disputa o 2º turno com Jair Bolsonaro (PL) no domingo. Meirelles foi ministro da Fazenda no governo de Michel Temer (MDB), de 2016 a 2018, e presidente do BC (Banco Central) nos 2 mandatos de Lula, de 2003 a 2010. As citações são de enquete feita pela corretora BGC com 230 analistas e operadores financeiros hoje.
Meirelles foi citado por 39% dos entrevistados. Em enquete semelhante da BGC antes do 1º turno Meirelles teve 16% das citações. Naquele levantamento houve mais respostas para outros nomes (37%). A resposta à pergunta foi espontânea, sem a apresentação de opções aos participantes.
Meirelles afirmou em conversa com investidores publicada em 18 de outubro que havia incertezas sobre a economia em caso de vitória de Lula. Depois disse acreditar que o petista buscará o equilíbrio fiscal. Mais tarde mencionou ter sido procurado por pessoas ligadas a Lula, que lhe recomendaram ficar preparado para ser chamado em um eventual governo do petista. As informações são do portal Poder 360.