A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, afirmou que a Suprema Corte continuará “firme e coesa” em defesa da democracia em “qualquer circunstância”. A declaração foi dada ao lado de Alexandre de Moraes, na coletiva de imprensa após a proclamação do resultado das urnas, neste domingo (30), que elegeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para um terceiro mandato. Weber também destacou a “vitória do principio democrático”.
– Hoje, mais uma vez, estamos nós, brasileiros e brasileiras, a celebrar a democracia, o principio democrático, a vitória do principio democrático, cuja essência reside na consagração da vontade popular majoritária que se expressa nesta data no segundo turno das nossas eleições gerais – afirmou a ministra.
Rosa falou em “união, respeito e fortalecimento das instituições” após o pleito, parabenizou a atuação da Corte Eleitoral e de Moraes, além de dizer que, a despeito de “tempos conturbados por intensa desinformação e exacerbada polarização”, as eleições transcorreram em clima de segurança.
– Ao velar pela regularidade e normalidade do processo eleitoral, o TSE uma vez mais garantiu a legitimidade dos resultados – disse.
– O sistema eleitoral brasileiro é motivo de orgulho nosso e exemplo a ser seguido. Desejo êxito e felicidade ao presidente e vice eleitos, para o bem do povo brasileiro – completou a presidente do STF.
Pleno News