Uma mulher italiana foi submetida a uma cirurgia para retirar do seu abdômen um tumor de 70 quilos. O procedimento foi realizado no hospital Molinette, na cidade de Turim, e se mostrou bem-sucedido, segundo anunciou a unidade de saúde nesta terça-feira (1°).
A paciente chegou ao pronto-socorro do Molinette em estado grave. Ela foi entubada, pois o câncer, originado no ovário, não apenas obstruía seu abdômen, mas também comprimia seus pulmões.
De acordo com nota do hospital, o tumor pesava mais do que a própria paciente. Foram drenados 52 litros de líquido. Posteriormente, a parte sólida, que pesava 25 quilos, foi retirada.
– Não há precedentes na literatura médica para uma massa tumoral de tal peso – diz a nota do Molinette.
Após a cirurgia, a mulher ficou em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e demonstrou boa recuperação. Ela já recebeu alta médica.
BRASIL
Recentemente, uma paciente brasileira de 45 anos passou por uma cirurgia similar, no Hospital São José do Avaí, no Rio de Janeiro. Ela foi submetida à retirada de um tumor de cerca de 46 quilos, com o qual convivia por cinco anos. A paciente possuía 1,53 metros de altura e pesava 150 quilos.
A mulher, entretanto, não conseguiu se recuperar do pós-operatório, e morreu onze dias depois, pouco antes de receber alta médica. Ela foi vítima de uma parada cardíaca.
Confira fotos do caso ocorrido no Brasil: