Raquel Lyra (PSDB), eleita primeira governadora de Pernambuco, prometeu durante a campanha “um Governo inteligente, transparente” e que teria “compromisso de qualificar a gestão pública”. Dentro de um plano que prometia a reabertura da Decasp, Delegacia de Combate à Corrupção.
“Vamos trabalhar também na prevenção e repressão à corrupção, no desvio de recursos públicos e crimes correlatos, por meio do Programa de Combate à Corrupção, inclusive com a reabertura da Delegacia de Combate à Corrupção (Decasp) e do fortalecimento do Disque Combate à Corrupção”, afirmou Raquel Lyra durante a campanha.
A ex-titular da Decasp, Delegada Patrícia Domingos (PSDB), é filiada ao PSDB, partido que Raquel Lyra é presidente e foi eleita ao executivo.
“Combater a corrupção é um princípio em comum com a Delegada Patrícia. Firmo aqui o compromisso de que a Decasp vai voltar. É muito bom poder estar junto de gente que defende os mesmos valores do que nós”, disse a candidata ao governo. “Transparência e zelo com dinheiro público é o que nos une”, afirmou na época da campanha.
Patrícia é delegada de polícia há 13 anos e também atua como ativista no combate à corrupção. Nas eleições de 2020, foi candidata a prefeita do Recife e recebeu 112 mil votos , com o apoio do presidente Jair Bolsonaro.
Ela ficou em 4º lugar naquele ano, e o segundo turno foi definido entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT).
Neste ano, a servidora foi candidata a deputada estadual, mas também não teve sucesso na disputa, ficando com apenas 14.200 votos.
Portal de Prefeitura