Durante os dias 03 a 05 de Novembro, em Aracaju, Sergipe, está sendo realizado o 8º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. O Congresso se consolidou nos últimos anos como um dos maiores eventos regionais de saúde pública do Brasil. O encontro seguiu com ampla programação e reuniu gestores, trabalhadores e profissionais do SUS das regiões Norte e Nordeste do país.
Representando Goiana na ocasião, a secretária municipal de Saúde, Lícia Maciel, conversou com o @RadarPolítico365 sobre a importância de representar o município neste encontro de discussão sobre políticas públicas. “Participar do 8° Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipal de Saúde traz a oportunidade de construir coletivamente políticas públicas, discutir fragilidades e potencialidades com gestores de saúde que possuem territórios e especificidades semelhantes ao da nossa cidade. Estou representando o município de Goiana e sou membro da Diretoria Executiva do COSEMS PE, o congresso além de contribuir ampliando possibilidades de estratégias, ainda fortalece a regionalização e a articulação do município de Goiana dentro do estado de Pernambuco”, destacou Lícia.
O @RadarPolítico365 questionou se a secretária chegou a participar de algum painel diretamente no encontro. “Participei de mesas com temas direcionado a Atenção Primária, financiamento, governança e judicialização da saúde. A troca de experiência exitosa fortalece nossa atuação e garante para a população um SUS cada vez mais universal, integral e equânime. Viva o SUS!”, comentou Lícia.
A programação contou com Mesas, Seminários e Oficinas para discussão dos principais temas que permeiam o SUS, além da exposição de posters das experiências selecionadas nas Mostras Brasil, aqui tem SUS – Norte/Nordeste, apresentadas ou não na 17ª Mostra Nacional realizada em Campo Grande, em julho de 2022.