O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e encontrou o ministro Alexandre de Moraes, presidente da Corte. Na ocasião, o magistrado fez um pedido ao petista: a aprovação de um anteprojeto para regulamentar as plataformas digitais.
De acordo com informações da revista Veja, Moraes lembrou Lula acerca das medidas tomadas pelo TSE no combate à desinformação nos últimos três anos. Em seguida, ele afirmou que a Corte teve um grande trabalho para combater o que ele classifica como ataques à democracia.
Para Moraes, é necessário que o TSE e a sociedade civil apresentem uma proposta para regulamentar as redes, pois, em sua visão, essas empresas não devem ser consideradas como meramente de tecnologia.
– Não é possível que essas plataformas sejam consideradas empresas de tecnologia e não de mídia. Só o Google fatura 12 vezes mais que todo o sistema Globo e não é punido em nada, como se nada ocorresse por lá – avaliou.
O ministro ponderou, no entanto, que o projeto precisará da aprovação do novo chefe do Executivo e finalizou declarando a Lula: “Fica o pedido”.
Pleno News