O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, entregou nesta quarta-feira (21) ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, uma medalha de honra ao mérito de um capitão do exército ucraniano que queria que o chefe de Estado americano recebesse a condecoração.
Na reunião entre os líderes, no Salão Oval da Casa Branca, Zelensky entregou a Biden a honraria, uma cruz ao mérito militar, que estava dentro de uma pequena caixa preta.
Segundo o presidente da Ucrânia, um capitão do exército do país chamado Pavlo entregou a medalha, de cor dourada, nesta semana, e pediu que ele fizesse com que chegasse ao presidente dos Estados Unidos.
– Ele (Pavlo) era muito valente e me disse que desse isso a um presidente muito valente – disse Zelensky a Biden.
O presidente ucraniano descreveu o capitão como um “herói” e contou que ele se dedica a operar um dos sistemas de mísseis de longo alcance Himars, que os EUA enviaram à Ucrânia.
Zelensky conheceu o militar durante visita que fez nesta semana à cidade de Bakhmut, na região de Donetsk, uma das regiões onde acontecem os mais intensos confrontos entre os exércitos ucraniano e russo.
Além da medalha, o capitão entregou ao presidente da Ucrânia uma carta a ser dada a Biden, em que manifesta agradecimento pela ajuda que os EUA estão dando à Ucrânia, o que permitiu a defesa da vida de muitos ucranianos, informou posteriormente a Casa Branca.
O chefe de Estado americano reagiu com gratidão aos presentes e disse que era uma honra “que não merecia, mas que o fazia se sentir muito grato”.
Em seguida, Biden contou para Zelensky uma tradição militar dos EUA, que consiste em dar moedas comemorativas, que aprendeu com o filho Beau Biden, que serviu no Iraque e morreu de câncer em 2015.
Então, o presidente americano entregou duas moedas para o presidente ucraniano, uma para ele e outra para Pavlo. As Forças Armadas dos EUA outorgam essas moedas comemorativas para aqueles que se destacam pelo seu valor e compromisso no campo de batalha.
*EFE