O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi convidado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar a função de líder do próximo governo no Congresso. De acordo com a CNN Brasil, a expectativa é que o congressista aceite a função nos próximos dias, junto com o anúncio dos últimos ministros de Lula.
Senador pelo Amapá desde 2011, Randolfe foi um dos mais ferrenhos opositores do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao longo dos últimos quatro anos. Líder da oposição no Senado, ele foi o vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, a chamada CPI da Covid, que pediu o indiciamento de Bolsonaro e de vários aliados do chefe do Executivo.
O parlamentar também foi o autor de inúmeras ações contra o governo e contra o próprio presidente da República no Supremo Tribunal Federal (STF). Ao longo dos últimos quatro anos, Randolfe acionou a Corte, por exemplo, em razão de críticas feitas por empresários apoiadores de Bolsonaro contra Lula, por falas do atual presidente e até para pedir o indiciamento da primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Pleno News