Há poucos dias de sua posse, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo pressionado por ativistas próximos a criar uma secretaria especial das favelas. O objetivo do órgão seria tratar de políticas públicas para atender às comunidades carentes.
De acordo com informações da CNN, uma das estratégias seria encorajar o empreendedorismo nas periferias e gerar empregos, visando o desenvolvimento socioeconômico.
A sugestão é que a secretaria seja um braço do Ministério de Desenvolvimento Social, que será comandado por Wellington Dias, ou do Ministério das Cidades, que terá liderança de Jader Filho.
Ainda cogita-se que a secretaria fique subordinada ao Ministério do Planejamento, que deverá ter como ministra a ex-candidata à Presidência Simone Tebet (MDB). A ideia chegou a ser levada ao futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A posse de Lula como presidente está marcada para ocorrer no próximo dia 1° de janeiro, em evento que contará com a cerimônia oficial e um festival de apresentações musicais organizado por sua esposa, Janja da Silva.
Pleno News