As declarações do novo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, causaram desconforto em integrantes do grupo Prerrogativas, coletivo de juristas que apoia o presidente Lula (PT). Após a cerimônia de posse, Múcio disse, nessa segunda-feira, 2, que via os acampamentos bolsonaristas como “manifestação da democracia”.
“Não é e jamais foi uma manifestação democrática”, afirmou ao UOl um dos integrantes do Prerrogativas. Em diferentes setores do PT, desde a escolha, o nome do ministro foi recebido com críticas e receio.
Ao conversar com jornalistas, Múcio admitiu que tinha amigos e parentes no movimento. “Eu falo com autoridade porque tenho parentes lá no de Recife, tenho alguns amigos aqui [Brasília]. É uma manifestação da democracia. A gente tem que entender que nem todos os adversários são inimigos, a gente tem até inimigos correligionários. Eu acho que daqui um pouquinho aquilo vai se esvair e chegar a um lugar que todos nós queremos” declarou o ministro que é pernambucano.
Múcio foi questionado sobre o que fazer com os acampamentos e disse que o movimento deve acabar sozinho. “Eu acho que aquilo vai se esvair. Na hora que o ex-presidente entregou seu cargo, saiu de seu cargo. O general Mourão fez um pronunciamento falando que todos voltassem a seus lares”, afirmou.