O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, 11, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e outros senadores. A previsão era de que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), participasse do encontro, porém, segundo a assessoria, o senador acordou indisposto e foi representado por Veneziano.
Lula se reuniu com os representantes do Congresso Nacional no dia seguinte à aprovação da intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal pelo Senado. A intervenção, prevista para durar até 31 de janeiro, está em vigor desde a edição do decreto, porém precisava da aprovação da Câmara e do Senado.
Segundo a assessoria da Câmara, Lula recebe uma cópia do decreto que chancelou a intervenção. O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira (10) o decreto legislativo que aprovou a medida adotada por Lula. O petista decretou tomou a medida domingo (8) após bolsonaristas radicais invadiram e depredarem as sedes dos três poderes, em Brasília.
Até 31 de janeiro, o interventor Ricardo Cappelli responde pela segurança do Distrito Federal no lugar da governadora em exercício, Celina Leão – o governador Ibaneis Rocha (MDB) foi afastado do cargo por 90 dias pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Informações do G1 Política