A governadora Raquel Lyra (PSDB) nomeou dois primos para ocupar cargos no secretariado do Governo de Pernambuco, segundo a Folha de S.Paulo, Bianca Teixeira e André Teixeira Filho.
A prima da governadora de Pernambuco, Bianca Teixeira, foi empossada no comando da Procuradoria-Geral do Estado, no dia 2 de janeiro. Ela é procuradora concursada assim como a tucana e já ocupou a chefia do órgão. Bianca também chegou a fazer doação para a candidatura da prima, Raquel Lyra. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o montante foi de R$ 2.000.
Já o primo de quarto grau, André Teixeira Filho, é o novo secretário-executivo de Articulação Institucional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e ocupou cargos de secretário na gestão de Raquel, quando era prefeita de Caruaru. Além disso, ele presidiu autarquias municipais da prefeitura. André teve a nomeação publicada no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (11).
Em nota, o governo informou que a equipe da gestão “está sendo escolhida com base em critérios técnicos de acordo com todas as determinações da legislação vigente, a exemplo da Lei Complementar Estadual nº 97”. Além disso, o texto afirmou que a lei “proíbe a nomeação de parentes de até terceiro grau” para cargos comissionados, “o que exclui primos, que são parentes em quarto grau”.
Uma lei de autoria do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), proíbe que parentes de até terceiro grau do governador, vice e secretários ocupem cargos comissionados no Governo de Pernambuco. Ainda, o Supremo Tribunal Federal, por meio de súmula vinculante 13, de 2008, estabelece o nepotismo como violação da Constituição Federal de 1988.
LeiaJá