Um dos lugares mais marcantes de encontros de maracatus de baque solto na zona da mata pernambucana, o Cruzeiro da Bringa, na Zona Rural de Tracunhaém, será palco do Encontro de Maracatus no Cruzeiro da Bringa, no próximo domingo (29), a partir das 8h30. O evento, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funculttura, marca a volta da brincadeira em meio ao canavial, na estrada de terra, ambiente mais que propício. E com um diferencial importante: acontecerá em uma encruzilhada, divisas dos municípios de Tracunhaém e Aliança. Trata-se de um ponto histórico, onde encontra-se o conjunto arquitetônico formado pela Capela de Santa Terezinha, o cemitério e o Cruzeiro da Bringa, marco místico da cultura do maracatu de baque solto.
Era ali que antigamente, segundo contam historiadores, ocorriam encontros de maracatus e confrontos, cantado em versos e prosas. Neste ano, após dois anos sem os brincantes irem às ruas da Mata Norte e de Recife, voltarão neste grande encontro. “Será uma grande celebração da história, da memória dos maracatus de baque solto e da cultura pernambucana, numa ação de salvaguarda do patrimônio histórico cultural material e imaterial, uma grande festa, uma grande brincadeira, no meio do canavial, na estrada de terra, na frente do Cruzeiro da Bringa”, comenta Alexandre Veloso, coordenador do encontro.
Com a participação de 11 grupos de maracatus da Mata Norte e Região Metropolitana, com a presença do maracatu mais antigo, o Cambidinha de Araçoiaba, os patrimônios vivos Estrela de Ouro de Aliança, da Chã de Camará e o Cambinda Brasileira do engenho Cumbe de Nazaré da Mata. Participarão, também, de Nazaré, o Estrela Brilhante, o Águia Dourada, o Águia Misteriosa e o Leão Misterioso. Já de Buenos Aires, virá o Estrela Dourada. E de Tracunhaém, os maracatus Leão Formoso, Pavão Dourado e o Estrela da Serra.
Além dos maracatus, também participarão da brincadeira mestres de peso como João Paulo, Barachinha, Anderson Miguel, João Paulo Sobrinho, Bi e Zé Joaquim, entre outros. O encontro contará com ações de acessibilidade, e contará com intérpretes de Libras e área reservada para pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida, além de estrutura de banheiros químicos, disciplinadores, palco e gerador. “Será um grande espetáculo, um acontecimento inolvidável. O novo centro geodésico do maracatu de baque solto e da nossa cultura popular”, afirma Alexandre Veloso
Serviço
Encontro de Maracatus de Baque Solto
Quando: 29 de janeiro de 2023 (domingo), das 8h30 às 15h
Local: Cruzeiro da Bringa – Engenho Bringas – Tracunhaém/PE. Acesso pela PE-52 (Nazaré da Mata – Itaquitinga)
Secult-PE