Faltando 14 meses para o prazo final das filiações para a largada oficial da eleição municipal de 2024, cresce as especulações na esfera política goianense sobre nomes que ocupam cargos no governo de Eduardo Honório para disputar uma das 15 cadeiras da Casa José Pinto de Abreu.
Em meio às especulações, três mulheres tem ganhado destaque no cenário e devem embalar a já tão disputada eleição ao Legislativo municipal, nomes como das secretárias Lícia Maciel (Saúde), Isabella Soares (Obras) e Paula Brito (Samu) ganharam os holofotes e tendem a ser nomes fortes para o pleito.
Lícia Maciel assumiu a secretaria de Saúde de Goiana em julho de 2021. É especialista em Gestão de Saúde Pública pelo Sírio Libanês, mestranda em Gestão e Saúde Coletiva pela UNICAMP. Recentemente representou o município no 8º Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde em Aracaju e recebeu da Câmara o título de cidadã goianense em reconhecimento aos avanços na saúde pública de Goiana.
Enquanto que Isabella Soares que é arquiteta e graduanda em Gestão de Pessoas assumiu a secretaria de Urbanismo, Obras e Patrimônio Arquitetônico em 2019 ainda na gestão do ex-prefeito Osvaldinho sendo mantida no cargo pelo prefeito Eduardo Honório. Bem articulada, é reconhecida dentro e fora da gestão por quem não deixa de retornar as solicitações apresentadas à sua pasta, além de fiscalizar pessoalmente as obras executadas sob sua tutela.
Já Paula Brito é enfermeira obstetra e possui uma lista de grandes serviços prestados para a população, ela administrou o hospital de campanha contra a Covid-19, em Goiana, foi coordenadora de enfermagem do Hospital Belarmino Correia, e ampliado a base de atendimento do SAMU sob sua coordenação, além disso, dirige a UPA Deputado Osvaldo Rabelo. Toda essa atuação lhe rendeu o título de cidadã goianense outorgado pela Câmara em 2022.
É sob essa base que observadores locais apontam o trio como favorito na disputa ao Legislativo local. Atualmente apenas duas mulheres, Ana Diamante e Ana de Marcílio ocupam assento na Câmara Municipal.