Nesta terça-feira (21), o diplomata chinês Wang Yi conversou com o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, sobre o apoio que o governo da China dá ao presidente Vladimir Putin.
Na conversa, o principal diplomata disse que o relacionamento entre as duas potências é “sólido como uma rocha” e que resistiria a qualquer teste em uma situação internacional em mudança.
– As relações sino-russas têm um caráter maduro: são sólidas como uma rocha e resistirão a qualquer teste em uma situação internacional em mudança – disse Wang a Patrushev por meio de um intérprete russo em comentários transmitidos pela televisão estatal.
Patrushev, que é próximo de Putin, disse ao diplomata que Pequim era uma prioridade máxima para a política externa russa e que os dois países devem permanecer unidos contra o Ocidente.
– No contexto de uma campanha que está sendo travada pelo Ocidente coletivo para conter tanto a Rússia quanto a China, o aprofundamento da cooperação e interação russo-chinesa na arena internacional é de particular importância – declarou Patrushev à RIA.
A parceria entre esses dois países preocupa os Estados Unidos que temem que a China entregue armas para que a Rússia mantenha os ataques contra a Ucrânia.