O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues, publicou uma mensagem, nas redes sociais, criticando o descaso do governo Lula (PT) para decidir sobre a direção do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e já demonstrou publicamente seu descontentamento com o petista.
Rodrigues já colocou o chefe do Executivo contra a parede ao postar, nesta quarta-feira (22), que está “começando a acender a luz amarela”.
– O governo ainda não nomeou a direção do Incra, que tem a responsabilidade de cuidar de todas as áreas de implantação do programa de reforma agrária. Nem precisamos lembrar a importância deste órgão para o povo do campo – disse Rodrigues.
A expectativa do MST era que Rose Rodrigues, ex-secretária de Agricultura de Sergipe, fosse a opção de Lula para a chefia do Incra. O petista havia se comprometido com a escolha de Rose, informação que chegou a ser divulgada recentemente por parlamentares ligados ao presidente e sites de esquerda.
O que gerou muita frustração e sentimento de traição foi a fala do deputado federal Airton Faleiro (PT-PA), que coordena o núcleo agrário do PT na Câmara, em suas redes sociais. Ele adiantou que Rose não será mais a escolhida.
O MST também aguarda uma definição dos novos superintendentes do Incra para reivindicar ao governo federal ações emergenciais para solucionar questões das famílias acampadas, que já passam de 100 mil.