Nesta sexta-feira (24), o senador Rogério Marinho (PL-RN) apresentou um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que o presidente Lula seja incluído no inquérito das fake news (4781).
O líder da oposição no Senado entende que a fala do petista sobre a investigação da Polícia Federal ser uma “armação” do senador Sérgio Moro configura desinformação.
– Questionar o trabalho desenvolvido pela Polícia Federal, pelo Ministério da Justiça e pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, sem qualquer embasamento, é atentar contra as instituições republicanas. O direito à liberdade de expressão do Presidente da República não é absoluto – diz o pedido.
E continua:
– Tais episódios, relatados e provados, demonstram reprovável conduta adotada pelo Exmo. Senhor Presidente da República, de se utilizar das prerrogativas do cargo para divulgar informações falsas e, assim, desacreditar sérias investigações conduzidas pela Polícia Federal e acompanhadas pelo Poder Judiciário Federal, além de atentar contra o exercício do mandato parlamentar de um Senador da República.
A Advocacia Geral da União (AGU) também foi acionado por Marinho por ser responsável pela Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, instância destinada ao enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas.
ASSISTA: