O Superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra e o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Luiz Carlos de Barros e Figueirêdo assinaram um acordo para ampliar projetos voltados para mulheres privadas de liberdade e as que são vítimas de violência doméstica. O acordo de cooperação técnica prevê a capacitação de 50 mulheres que estão no regime semiaberto e com pena perto de ser finalizada, na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima, no Grande Recife.
O projeto piloto está previsto para começar em abril deste ano. Durante sete meses as participantes vão ter acesso a cursos e oficinas do programa do Sebrae Delas, que busca estimular o empreendedorismo feminino. “ Essa ação é de uma relevância social importantíssima, pois ajuda no desenvolvimento da pessoa humana. Sabemos como é a realidade das unidades prisionais brasileiras, por isso, quando você leva capacitação e treinamento adequados para essas mulheres dá a elas a oportunidade de começar uma nova história, ao serem reinseridas na sociedade”, destaca Murilo Guerra.
As capacitações na colônia de Abreu e Lima serão realizadas para apenadas acolhidas no projeto Recomeçar, do TJPE. Os cursos terão como foco o autoconhecimento, os negócios que podem ser desenvolvidos a partir das habilidades de cada mulher e, por fim, como construir conexões com redes de empreendedorismo feminino.“Nós estamos juntando as duas pontas do Brasil real, o que deu certo, representado pelo Sebrae, e o que ainda acumula gargalos históricos, representado pela sua imensa população carcerária. No caso das mulheres, muitas são levadas para mundo do crime pelos companheiros e familiares. Esperamos que essa ação seja restauradora e nos ajude a construir um país melhor”, dispara o presidente do TJPE, Desembargador Luiz Carlos de Barros e Figueirêdo.
Além da iniciativa dentro do sistema prisional, o acordo ainda prevê a realização eventos, palestras, cursos e oficinas sobre violência contra mulher. As ações vão ocorrer em todo o estado também vão contar com capacitações em empreendedorismo, oferecidas por consultores do Sebrae.
Blog do Magno