Os nove governadores que integram o Consórcio Nordeste participam nesta quarta-feira (26/07), em Brasília, da primeira reunião técnica com o vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB), que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Na pauta, desenvolvimento econômico, serão discutidas as perspectivas e desafios da Região Nordeste. O encontro terá início às 9h, no Palácio do Planalto. Ex-presidente do Consórcio, o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, participará do encontro na condição de presidente do Banco do Nordeste do Brasil. O superintendente da Sudene, Danilo Cabral (PSB), também marca presença.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) defende a busca de oportunidades para o Estado. “Eu e meu time temos nos dedicado muito à composição de um planejamento de investimentos do Governo Federal em Pernambuco. Essas viagens têm rendido bons frutos. Estou indo mais uma vez a Brasília. Todas as vezes que a gente se reúne a pauta é sobre investimento em infraestrutura e política de habitação. Vamos atrás de novos negócios para Pernambuco e no Nordeste brasileiro”, destacou a governadora, que deve viajar ainda nesta terça-feira (25/07) a Brasília.
Presidentes dos principais bancos públicos estarão nas discussões. Além de Paulo Câmara, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, vão falar sobre as várias formas de financiamento das instituições. Na programação oficial, não consta a participação da presidente da Caixa Econômica, Rita Serrano.
Depois de um café da manhã e conversa entre os chefes do Executivo, o encontro será aberto pelo presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB). Ele terá direito a 15 minutos para se pronunciar. Em seguida, será a vez do vice-presidente, que terá o mesmo tempo. De forma presencial ou on-line os outros oito governadores também terão direito a voz: cinco minutos para cada.
Após as explanações haverá rodada de perguntas e respostas. À tarde, o debate é sobre os desafios de cada governante. Vão palestrar a economista Tânia Bacelar, o secretário de Desenvolvimento Industrial , Inovação, Comércio e Serviços do MDIC; e o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. Também haverá rodada de perguntas abertas às equipes dos Estados.
Fonte: Diário de Pernambuco