O advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, reagiu ao que chamou de “grande quantidade de fake news” envolvendo o transplante cardíaco do apresentador Fausto Silva. Em publicação no Twitter, ele informou ter determinado uma avaliação e providências sobre o caso.
– Tem causado preocupação a grande quantidade de fake news sobre o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Determinei a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD) que avalie a situação e atue de imediato na proteção dessa importante política pública para o país – escreveu Messias.
O AGU se refere aos comentários de pessoas que consideraram que houve algum tipo de fraude ou violação na fila de transplantes para atender ao comunicador mais rapidamente devido à sua condição financeira e grande notoriedade.
Após as teorias da conspiração ganharem força no início da semana, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado oficial explicando a razão que levou Faustão a ter prioridade na fila de espera do órgão.
– Neste domingo, mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde: o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados. (…) Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica – assinalou a pasta.