Um incêndio violento aparentemente causado por fogos de artifício disparados para celebrar um casamento no Iraque consumiu um salão de festas lotado, matando mais de 100 pessoas e deixando outras 150 feridas. As autoridades afirmaram que materiais de construção inflamáveis teriam contribuído para o desastre.
O incêndio aconteceu na área de Hamdaniya, na província iraquiana de Nínive, disseram as autoridades. Essa é uma área nos arredores da cidade de Mosul, cerca de 335 quilômetros a noroeste da capital Bagdá.
Não houve um pronunciamento oficial por parte das autoridades sobre a causa do incêndio, mas o canal de notícias de televisão local Rudaw exibiu imagens mostrando pirotecnia lançando chamas do chão do evento e incendiando um lustre.
Sobreviventes chegaram a hospitais locais enfaixados e recebendo oxigênio. Alguns dos queimados incluíam crianças. Sirenes de ambulância soaram por horas após o incêndio enquanto os paramédicos traziam os feridos. Não ficou imediatamente claro se os noivos estavam entre os feridos.
O primeiro-ministro Mohammed Shia al-Sudani ordenou uma investigação sobre o incêndio e pediu às autoridades do Interior e da Saúde do país que fornecessem ajuda. A missão das Nações Unidas no Iraque, por sua vez, apresentou as suas condolências pelo incêndio.
*AE