Em visita ao Rio Grande do Sul junto de ministros, a primeira-dama Janja da Silva sobrevoou de helicóptero as regiões atingidas pelo ciclone extratropical no estado. Ela compartilhou o momento nas redes sociais.
– Começando a quinta-feira no Rio Grande do Sul! Sobrevoamos Porto Alegre, que foi atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias, e observamos os estragos causados pela maior cheia do Rio Guaíba desde 1941 – escreveu no X, antigo Twitter.
Janja está em terras gaúchas para discutir ações de restauração das áreas afetadas pelo fenômeno natural. A esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está cada vez mais atuante no governo, especialmente neste período em que ele se prepara para passar por uma cirurgia no quadril.
Segundo informações do portal Poder360, apesar da viagem de Janja ao RS, o Palácio do Planalto nega que ela vá cumprir funções do marido durante sua recuperação. Segundo auxiliares, trata-se apenas de um caso isolado.
A imprensa, contudo, já vem antecipando que Janja cumprirá parte da agenda de Lula no Palácio da Alvorada. Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a novidade está preocupando ministros.
Nesta quarta (27), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados aprovou requerimentos para convidar ministros que possam explicar qual é o papel da primeira-dama nas viagens oficiais.